A práticas de escrita em história após Hayden White
DOI:
https://doi.org/10.38128/cienciayfilosofa.v1i01.6Palavras-chave:
escrita, história, ficção, processo histórico, teoria críticaResumo
Atualiza-se o estado da arte das técnicas e práticas de escrita utilizadas na disciplina de História, a partir da proposta de análise metahistórica do historiador Hayden White como paradigma explicativo no desenvolvimento do pressuposto da existência de um processo na história. Este artigo examina a evolução da escrita histórica após a obra de Hayden White, que, em *Metahistória* (1992), propôs que a historiografia é estruturada por estratégias narrativas e tropológicas, e não apenas por dados objetivos. White questiona a distinção entre história e ficção, destacando que toda narração histórica implica escolhas estéticas, morais e ideológicas. O estudo identifica uma mudança paradigmática: abandona-se a escrita linear e nacionalista, própria do Estado-nação, em favor de abordagens decoloniais, multiculturais e digitais. Surgem novas práticas, como a história situada, o letramento crítico e o uso de hipertextos, que possibilitam narrativas não lineares e multimídia. Autores como Ginzburg e Morales Morelos ilustram essa transição para formatos visuais, museográficos e digitais. Conclui-se que a escrita histórica atual privilegia os dados empíricos e a análise do poder, afastando-se das "consciências históricas" orgânicas do século XIX. Contudo, persiste uma tensão entre o rigor documental e a influência de referenciais ideológicos, especialmente em contextos neoliberais. A disciplina histórica redefine-se, assim, em um ambiente tecnológico e globalizado, sem sujeitos históricos universais, mas com múltiplas vozes e formatos.
Downloads
Métricas
Referências
BACHELARD, G. (2016). La formación del espíritu científico, México: Siglo XXI.
CHEIRIF Wolosky, (2009). “Alejandro Diagrama: la objetivación del sujeto en la escritura de la historia”, Historia y Grafía, núm. 32, pp. 195-214
DURAND, Gilbert (2007). La imaginación simbólica. Buenos Aires: Amorrortu.
ESPINO Y BARRÓN (cor) (2017). La lectura y la escritura en la educación en México, México: UNAM.
ESPINOSA, Martínez (2010): 21-58). “En busca de un método: la escritura de la historia en México, 1853-1889”, Estudios de historia y sociedad, vol. XXXI, núm. 123, pp. 21-58.
HABERMAS, J. (1973). Problemas de legitimación en el capitalismo tardío, Madrid, Cátedra.
GINZBURG, C (2010): El hilo y las huellas. Lo verdadero, lo falso, lo ficticio, Buenos Aires: FCE
GÓMEZ, Pardo, (2010). “Hacia una historia política de la escritura”, Nómadas (Col), núm. 33, octubre, pp. 245-255
GONZÁLEZ Daniuska (2003). “La escritura del mal y la historia”, Atenea, núm. 488, segundo semestre, pp. 31-45.
GELNER, E. (2001). Naciones y nacionalismo, Madrid: Alianza.
GUEVARA P (2016). “El estado del arte en la investigación: ¿análisis de los conocimientos acumulados o indagación por nuevos sentidos?” Revista Folios, núm. 44, julio-diciembre, pp. 165-179.
MORALES Moreno (2010). “La escritura-objeto en los museos de historia e intervención”, Revista Internacional de Conservación, Restauración y Museología, vol. 1, núm. 1, enero-junio, pp. 30-38.
NAVA Murcia (2016). “Historia, escritura y acontecimiento”, Historia y Grafía, núm. 46, enero-junio, pp. 15-52.
PRADES Vilar (2016).” Escritura, fuentes y demostración en la historia digital: problemas y retos actuales”, Revista de Humanidades, núm. 34, julio-diciembre, pp. 225-259.
ROSSELL Cecilia (2006). “Estilo y escritura en la historia tolteca chichimeca”, Desacatos, núm. 22, septiembre-diciembre, pp. 65-92.
SEFCHOVICH, S (2014). País de mentiras, México: Océano.
SILVA Rodríguez (2013). “Manuel Avatares de la distinción histórica entre la escritura de la historia y la escritura de ficciones” Íkala, revista de lenguaje y cultura, vol. 18, núm. 2, mayo-agosto, pp. 97-110.
WHITE H (1992). Metahistória, México: F.C.E.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Blanca Rosa Sandoval

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Acesso Aberto conforme definida pelo DOAJ
“Acesso Aberto” é um termo geral que engloba tanto o Acesso Livre quanto o Acesso Aberto. Para o DOAJ, o acesso aberto é definido apenas quando o conteúdo digital está disponível gratuitamente online e os direitos do usuário e os termos de direitos autorais estão claramente definidos.
Todos os textos publicados pela revista Ciencia y filosofía (ISSN: 2594-2204) — sem exceção — são distribuídos sob a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores podem celebrar contratos adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão de seu artigo publicada na Ciencia y filosofía (ISSN: 2594-2204) (por exemplo, incluindo-a em um repositório institucional ou publicando-a em um livro), desde que indiquem claramente que o trabalho foi publicado pela primeira vez na Ciencia y filosofía (ISSN: 2594-2204).
Este é um resumo em linguagem acessível (e não um substituto) da licença.
Você tem permissão para:
Compartilhar

