Padrão internacional para editores

Publicação Responsável em Pesquisa: Padrões Internacionais para Editores
Uma declaração de posicionamento desenvolvida na Segunda Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa, Singapura, 22 a 24 de julho de 2010

Resumo

Editores são responsáveis e devem assumir a responsabilidade por tudo o que publicam.
Os editores devem tomar decisões justas e imparciais, independentemente de considerações comerciais, e garantir um processo de revisão por pares justo e apropriado.
Os editores devem adotar políticas editoriais que incentivem a máxima transparência e responsabilidade.
Os editores devem proteger a integridade do registro publicado, emitindo correções e retratações quando necessário e investigando suspeitas ou supostas más condutas em pesquisa e publicação.
Os editores devem investigar a má conduta editorial e de revisores.
Os editores devem avaliar a conduta ética de estudos em humanos e animais.
Revisores e autores responsáveis devem ser informados sobre o que se espera deles.
Os editores devem ter políticas apropriadas para lidar com conflitos editoriais.

Introdução
Como guardiões e administradores do registro de pesquisa, os editores devem incentivar os autores a buscar e aderir aos mais altos padrões de ética em publicação. Além disso, os editores estão em uma posição única para incentivar indiretamente a conduta responsável em pesquisa por meio de suas políticas e processos. Para alcançar o máximo impacto na comunidade científica, o ideal é que todos os editores adiram a padrões universais e às melhores práticas. Embora existam diferenças importantes entre os diferentes campos, e nem todas as áreas abordadas sejam relevantes para todas as comunidades científicas, existem políticas, processos e princípios comuns de edição importantes que os editores devem seguir para garantir a integridade do registro de pesquisa.

Estas diretrizes são um ponto de partida e são direcionadas, em particular, aos editores de periódicos. Embora livros e monografias sejam registros de pesquisa importantes e relevantes em muitos campos, as diretrizes para editores de livros estão além do escopo destas recomendações. Espera-se que tais diretrizes possam ser adicionadas a este documento oportunamente.

Os editores devem se considerar parte da comunidade editorial profissional mais ampla, manter-se atualizados sobre as políticas e desenvolvimentos relevantes e garantir que sua equipe editorial seja treinada e mantida informada sobre questões relevantes.

Ser um bom editor exige muito mais princípios do que os abordados aqui. Os princípios, políticas e processos sugeridos visam particularmente promover a integridade da pesquisa e do periódico.

Princípios Editoriais 1. Responsabilidade e Prestação de Contas pelo Conteúdo do Periódico
Os editores devem assumir a responsabilidade por tudo o que publicam e devem ter procedimentos e políticas para garantir a qualidade do material que publicam e manter a integridade do registro publicado (ver parágrafos 4 a 8).

2. Independência e Integridade Editorial
Uma parte importante da responsabilidade de tomar decisões justas e imparciais é defender o princípio da independência e integridade editorial.

2.1 Separando a Tomada de Decisões de Considerações Comerciais
Os editores devem tomar decisões exclusivamente com base no mérito acadêmico e assumir total responsabilidade por suas decisões. Devem existir processos para separar as atividades comerciais dentro de um periódico dos processos e decisões editoriais. Os editores devem desconsiderar ativamente as políticas de preços das editoras e buscar acessibilidade ampla e acessível ao material que publicam.

Os suplementos patrocinados devem passar pelo mesmo rigoroso controle de qualidade e revisão por pares que qualquer outro conteúdo de periódico. As decisões sobre esse material devem ser tomadas da mesma forma que qualquer outro conteúdo de periódico. O patrocínio e o papel do patrocinador devem ser claramente declarados aos leitores.

Os anúncios devem ser revisados para seguir as diretrizes do periódico, devem ser claramente distinguíveis de outros conteúdos e não devem, de forma alguma, estar vinculados a conteúdo acadêmico.

2.2 Relação dos Editores com o Editor ou Proprietário do Periódico
O ideal é que os editores tenham um contrato por escrito que estabeleça os termos e condições de sua nomeação com o editor ou proprietário do periódico. O princípio da independência editorial deve ser claramente estabelecido neste contrato. Editores e proprietários de periódicos não devem ter nenhum papel nas decisões sobre o